Serviço – Recuperação de Senha de Usuário Interno

O que é?

Recuperação de senha de usuário cadastrado no SEI-UFRJ como Usuário Interno.

Quem pode utilizar este serviço?

Usuários cadastrados como internos, perfil básico ou perfil colaborador, que esqueceram sua senha de acesso

Etapas para realização deste serviço

1. Identifique seu tipo de usuário (essa identificação altera o procedimento a ser seguido)

Perfil BásicoPerfil Colaborador
• Servidor ativo com lotação na UFRJ (efetivo, temporário ou comissionado);
• Médico Residente e Residente Multiprofissional;
• Servidor cedido ou em lotação provisória na UFRJ;
• Servidor afastado ou em licença (curta e longa duração);
• Servidor aposentado que componha banca de avaliação de desempenho (Resolução CONSUNI 08/2014); e
• Conselheiros eleitos com mandato ativo (inclusive não servidores).
• Terceirizados (prestadores de serviço);
• Bolsistas ou estagiários;
• Colaboradores voluntários (Resolução CONSUNI 08/2008);
• Servidor aposentado com Título de Emerência com atuação em projeto de ensino ativo; e
• Funcionários de instituições com acordo de cooperação firmados com a UFRJ atuando em projetos na UFRJ (inclusive das fundações de apoio).

Obs.: O professor colaborador voluntário (em programas de pós-graduação) e o professor aposentado com Título de Emerência possuem perfil de usuário colaborador especial que permite a assinatura de documentos relacionados à atividade acadêmica.

2. De acordo com o perfil, siga as orientações abaixo:

• Perfil Básico (clique para abrir as instruções)

Passo 1: Se o usuário já tiver acesso à Intranet UFRJ, o mesmo deverá entrar na plataforma para realizar o procedimento de recuperação de senha do SEI.

Passo 2: Após entrar na Intranet, o servidor deverá clicar na imagem do CadLdap (lado direito da página).

Passo 3: Na nova janela, o usuário deverá clicar no botão Acessar e, em seguida, Entrar como Servidor/Aluno. O sistema poderá solicitar as suas credenciais da Intranet UFRJ.

Passo 4: Em seguida, clique no botão Recuperar Senha, no menu superior.

Passo 5: Na próxima tela, o servidor deverá preencher, conforme orientado, o seu e-mail institucional cadastrado e clicar no botão “Enviar link para recuperação de senha”.

Passo 6: O usuário deverá acessar seu e-mail e seguir as orientações recebidas para a troca da senha de acesso ao SEI.

Observação

Caso o usuário receba a mensagem “Esse endereço de e-mail não está cadastrado em seu usuário no LDAP”, indica que o e-mail informado pelo usuário na solicitação de recuperação de senha diverge do cadastrado no CadLDAP. Para identificar o e-mail cadastrado, clique no item “Minha Conta” no menu superior do CadLdap e, se necessário, substitua o e-mail cadastrado.

Caso o usuário não tenha acesso à Intranet UFRJ, ele deverá entrar em contato com o atendimento da TIC, através do e-mail atendimento@tic.ufrj.br, solicitando a redefinição da senha.

• Perfil Colaborador (clique para abrir as instruções)

Passo 1: Acessar o CadLDAP e clicar na opção “Recuperar senha (Colaborador) no menu superior.

Passo 2: Na próxima tela, informe seu e-mail institucional cadastrado e clique no botão “Enviar link de recuperação de senha”.

Passo 3: Acesse seu e-mail e siga as instruções para redefinir sua senha de acesso.

Observação

Se, após a tentativa de enviar o link de recuperação de senha o usuário receber a mensagem “Não encontramos nenhum usuário com o endereço de e-mail” indica que o endereço de e-mail informado diverge do endereço cadastrado. Entre em contato com o atendimento da TIC (atendimento@tic.ufrj.br) e solicite a alteração do e-mail cadastrado no CadLdap.

Outras Informações

O acesso ao SEI é pessoal e intransferível sendo de responsabilidade da pessoa física que opera o sistema a guarda e o sigilo da senha bem como as operações executadas no sistema. O uso indevido é passível de apuração de responsabilidade.

<< Voltar para o catálogo de serviços