Serviço – Criar, Alterar ou Desativar Unidade SEI

O que é?

As Unidades SEI são espaços no sistema que representam os departamentos e equipes da UFRJ. No SEI-UFRJ temos dois tipos de Unidades SEI: As Unidades Permanentes e as Unidades Abstratas.

• As Unidades Permanentes representam os departamentos formais e permanentes da Universidade.
  • As Unidades Abstratas representam os colegiados ou equipes não existentes no organograma da Universidade como: grupos de trabalho, conselhos, comitês, entre outros. As unidades abstratas precisam, necessariamente, estar vinculadas a uma unidade permanente.

Quem pode utilizar este serviço?

Gestores das Unidades da UFRJ ou Administradores do SEI designados na Unidade.

Etapas para realização deste serviço

1. O administrador do SEI na Unidade ou o seu Gestor deve enviar e-mail para a seção de Geia (geia@siarq.ufrj.br) solicitando a criação, alteração ou desativação de Unidade SEI fornecendo as seguintes informações:

a) Criação de nova Unidade SEI:

• sigla e nome da unidade SEI hierarquicamente superior;
  • sigla e nome da unidade SEI que deseja criar;
  • e-mail institucional da nova unidade; e
  • dados dos usuários que deverão ter permissão de acesso à nova unidade SEI (nome e login, caso o usuário ainda não possua acesso ao SEI deverá ser informado, adicionalmente: CPF, siape, cargo, e-mail institucional e vínculo)

Em caso de solicitação de criação de um conjunto de unidades SEI, orienta-se que a solicitação seja enviada em formato de planilha para melhor organização das informações:

Sigla Hierarquia SuperiorNome da Hierarquia SuperiorSigla da Unidade NovaNome da Unidade Nova

b) Desativação/Exclusão de Unidade SEI:

• sigla e nome da unidade SEI que deseja desativar; e
  • unidade destino dos usuários com acesso a unidade que será desativada.
Sigla da Unidade a DesativarNome da Unidade a Desativar

c) Alteração do cadastro de Unidade SEI:

• sigla e nome da unidade SEI atual e nova; e
  • sigla e nome da unidade hierarquicamente superior atual e nova.
Sigla Hierarquia
Superior ATUAL
Nome da Hierarquia
Superior ATUAL
Sigla da Unidade
ATUAL
Nome da Unidade
ATUAL
Sigla Hierarquia
superior NOVO
Nome da Hierarquia
Superior NOVO
Sigla da Unidade
NOVO
Nome da Unidade
NOVO
Serão Mantidas as Principais
Competências da Unidade?

Observações

Orienta-se que, na hipótese de criação/desativação/alteração de um conjunto de unidades SEI, envie-se os dados em formato de planilha.

As siglas das Unidades SEI devem ter no máximo 5 caracteres.

Outras Informações

Na ocorrência de reestruturação de Unidade da UFRJ em que ocorra alteração de nomenclatura e/ou sigla de departamentos se procederá:

• Se mantidas as principais competências e subordinações hierárquicas – a alteração do cadastro das unidades SEI correspondentes, sem necessidade de desativação e criação de nova unidade no sistema, de modo que as permissões de acesso e dados da unidade se manterão inalterados; ou
  • Se alteradas de forma substancial as competências ou subordinações hierárquicas – a desativação da unidade e a criação de nova Unidade SEI, podendo ser efetuada a migração dos dados da unidade (textos padrão, assinaturas, acompanhamentos especiais, etc) a pedido do gestor responsável, mas não dos acessos à informações restritas.

<< Voltar para o catálogo de serviços