Serviço – Cadastrar ou Alterar Acesso de Usuário Interno

O que é?

Cadastro de usuário com perfil de acesso interno destinado a pessoas com vínculo empregatício ou em atividade na UFRJ por contrato, acordo ou similar.

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoas com vínculo empregatício ou em atividade na UFRJ por contrato, acordo ou similar.

Etapas para realização deste serviço

1. Identifique o perfil de acesso adequado às funções que desempenha (essa identificação altera o procedimento a ser seguido):

Perfil BásicoPerfil Colaborador
• Servidor ativo com lotação na UFRJ (efetivo, temporário ou comissionado);
• Médico Residente e Residente Multiprofissional;
• Servidor cedido ou em lotação provisória na UFRJ;
• Servidor afastado ou em licença (curta e longa duração);
• Servidor aposentado que componha banca de avaliação de desempenho (Resolução CONSUNI 08/2014); e
• Conselheiros eleitos com mandato ativo (inclusive não servidores).
• Terceirizados (prestadores de serviço);
• Bolsistas ou estagiários;
• Colaboradores voluntários (Resolução CONSUNI 08/2008);
• Servidor aposentado com Título de Emerência com atuação em projeto de ensino ativo; e
• Funcionários de instituições com acordo de cooperação firmados com a UFRJ atuando em projetos na UFRJ (inclusive das fundações de apoio);

Obs.: O professor colaborador voluntário (em programas de pós-graduação) e o professor aposentado com título de emerência possuem perfil de usuário colaborador especial que permite a assinatura de documentos relacionados à atividade acadêmica.

2. De acordo com o perfil, siga as orientações abaixo:

• Perfil Básico (clique para abrir as instruções)

Etapa 1: Escolha de Login e Senha no CadLdap

Obs.: Caso já faça uso de outro sistema que utilize o credenciamento Ldap, como a nuvem.ufrj, pule para a próxima etapa.

Passo 1.1: Se o usuário tiver acesso à Intranet UFRJ, o mesmo deverá entrar na plataforma para criar o seu login (nome de usuário) e senha do SEI.

Passo 1.2: Após entrar na Intranet, o usuário deverá clicar na imagem do CadLdap (lado direito da página).

Passo 1.3: Na nova janela, o usuário deverá clicar no botão “Acessar” e, em seguida, no botão “Entrar como Servidor/Aluno”. O sistema poderá solicitar as suas credenciais da Intranet UFRJ.

Passo 1.4: Depois de entrar como servidor, clique em Cadastrar-se, no menu superior.

Obs.: Caso já possua um usuário cadastrado no Ldap da UFRJ, o menu Cadastrar-se não estará disponível. Para saber qual o seu login cadastrado, clique em Minha Conta e pule para a próxima etapa “Inclusão de Permissão”.

Passo 1.5: Na nova página, preencha o formulário para criar seu login e senha de acesso ao SEI.

Passo 1.6: Após escolha do login e senha, o usuário deverá informar a sua chefia imediata o login escolhido para que ele realize os procedimentos de concessão de permissão de acesso.

Obs.: A criação do login e senha no CadLdap não é suficiente para obter o acesso ao SEI, para isso é necessário seguir os passos para inclusão de permissão no sistema.

Etapa 2: Inclusão/Alteração/Exclusão de Permissão de Acesso

Passo 2.1: Após criação de Login e Senha do SEI no CadLdap, a Chefia do servidor ou o Administrador do SEI em sua Unidade deverá enviar os dados do servidor para a Seção de GEIA (geia@siarq.ufrj.br), solicitando a inclusão de permissão de acesso na Unidade SEI indicada.

  • Nome completo
  • CPF
  • Siape (se servidor)
  • E-mail institucional
  • Cargo (não informar função)
  • Vínculo (tipo de usuário. Ex. servidor, médico residente, conselheiro, etc)
  • Login do SEI cadastrado no CadLdap (nome de usuário)
  • Unidade SEI/Setor a ser acessado pelo servidor (verifique o nome e a sigla no menu Institucional>Organograma das Unidades)
  • Data final de contrato, caso seja um profissional com contrato temporário (ex. professor substituto), ou data de término de mandato, caso seja um conselheiro não servidor (alunos, ex-alunos, representantes da sociedade, etc.).

Obs.: Caso o usuário já possua acesso a alguma unidade no SEI e seja necessário remover ou conceder permissão em nova unidade não é necessário fornecer todos os dados, sendo bastante o envio de:

  • Nome completo
  • Login do SEI cadastrado no CadLdap (Nome de usuário)
  • Unidade SEI/Setor a ser incluído ou removido

• Perfil Colaborador (clique para abrir as instruções)

Etapa 1: Escolha de Login e Senha no CadLdap

Passo 1.1: Envio de link de cadastro ao colaborador pela Chefia Imediata (necessariamente um servidor)

Passo 1.1.1: Chefia Imediata deverá entrar na Intranet UFRJ e clicar no ícone CadLdap (lado direito da página).

Passo 1.1.2: Na nova janela, o servidor deverá clicar no botão Acessar e, em seguida, Entrar como Servidor/Aluno.

Passo 1.1.3: Depois de acessar o sistema, o servidor deverá clicar em Convidar Colaborador, no menu superior.

Passo 1.1.4: Na nova página, o servidor deverá preencher o campo disponível com o e-mail institucional do usuário colaborador que necessita do acesso ao SEI-UFRJ. Em seguida, clicar no botão Enviar Convite.

Obs.: Se, após a tentativa de enviar o convite, realizada na etapa anterior, o servidor receber a mensagem de erro “O E-mail já está em uso”, significa, provavelmente, que o usuário colaborador já foi cadastrado anteriormente e este e-mail já está vinculado ao seu cadastro. Se o colaborador não se recordar do seu login e senha do SEI, ele poderá acessar o CadLDAP e verificar seus dados de cadastro:

  • Para recuperar o login, basta clicar no botão AcessarEntrar como Colaborador e, em seguida, clicar em Minha Conta, no menu superior.
  • Se não se recordar da senha de acesso, no mesmo CadLDAP, poderá clicar na opção Recuperar Senha (Colaborador), no menu superior.

Passo 1.2: Cadastro de login e senha pelo colaborador

Passo 1.2.1: Colaborador deve acessar seu e-mail e abrir o convite enviado pela chefia imediata no passo anterior.

Passo 1.2.2: Na nova janela, deverá preencher seus dados pessoais (CPF, nome e sobrenomes completos e sem abreviações) e clicar em Avançar.

Passo 1.2.3: Na página seguinte, deverá escolher seu login e senha para posterior acesso ao SEI-UFRJ.

Passo 1.2.4: Após escolha do login e senha, o usuário colaborador deverá informar a sua chefia imediata o login escolhido para que ele realize os procedimentos de concessão de permissão de acesso.

Etapa 2: Inclusão/Alteração/Exclusão de Permissão de Acesso

Passo 2.1: Após criação de Login e Senha do SEI no CadLdap, a Chefia Imediata do colaborador ou o Administrador do SEI em sua Unidade de atuação deverá autuar um processo no SEI-UFRJ do tipo “Documentação e Informação: SEI: Cadastro de Usuário Colaborador no SEI-UFRJ“, seguindo todas as etapas constantes na Base de Conhecimento do mesmo.

Obs.: Todas as solicitações para inclusão, renovação, alteração e retirada de permissões desses colaboradores no SEI serão feitas exclusivamente através desse tipo processual. Não serão atendidas solicitações por e-mail para cadastro de usuário colaborador.

• Perfil Administrador do SEI na Unidade (clique para abrir as instruções)

Obs.: Cada Unidade poderá designar até três administradores do SEI que deverão, necessariamente, ser servidores da Instituição com perfil de usuário interno básico atribuído.

Passo 1: O dirigente máximo da Unidade ou o Administrador do SEI, com sua anuência, deve enviar e-mail para geia@siarq.ufrj.br informando a designação do servidor para a função de Administrador do SEI, fornecendo os seguintes dados do servidor:

  • Nome Completo
  • CPF
  • SIAPE
  • Cargo
  • E-mail institucional
  • Login do SEI
  • Unidade SEI principal de acesso do servidor
  • Caso haja necessidade, demais Unidades da estrutura que precisa ter acesso.

Grupo de Whatsapp

Criamos um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação do SIARQ com os Administradores de Unidade.

Se você for Administrador do SEI na sua Unidade, entre no menu Administração Novidades.

Na nova tela, haverá um botão escrito Grupo de Administradores de Unidade no SEI.

Clique nele para entrar no grupo e ficar sabendo de todas as orientações e novidades sobre o SEI-UFRJ.

• Perfil Publicador (clique para abrir as instruções)

Obs.: Apenas usuários com perfil publicador em unidade habilitada para publicação podem publicar no Boletim Eletrônico (BUFRJ).

Passo 1: O dirigente máximo da Unidade, o Administrador do SEI, ou a chefia imediata do servidor, deve enviar e-mail para geia@siarq.ufrj.br solicitando a habilitação de perfil de publicador, fornecendo os seguintes dados dele:

  • Nome Completo
  • CPF
  • Login do SEI
  • e-mail de contato (para recebimento de orientações)
  • Unidade SEI em que o usuário deverá ter o perfil de publicador habilitado (um servidor poderá ter o perfil habilitado em mais de uma unidade, caso necessário)

Passo 2: A equipe da Divisão de Publicações do Siarq entrará em contato com o servidor para envio de material de orientação e realização de oficina, se necessário, e, em seguida, realizará a habilitação do perfil.

Guia de Uso

Para orientações, acesse o Guia de Utilização do Boletim de Serviço Eletrônico do SEI-UFRJ (BUFRJ)

Outras Informações

O acesso ao SEI é pessoal e intransferível sendo de responsabilidade da pessoa física que opera o sistema a guarda e o sigilo da senha bem como as operações executadas no sistema. O uso indevido é passível de apuração de responsabilidade.

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